Google Ads

Como Funciona o Google Ads

A primeira versão do Google Ads foi lançada no ano de 2000, na época chamava-se Google AdWords e deste então vendo liderando o mercado e somente em 2019 teve uma receita publicitária de mais de $134 Bilhões de Dólares.

Apesar de ter sido lançada ainda em 2000, muita gente ainda não sabe de fato como funciona a plataforma de anúncio Google Ads, que chamava-se inicialmente de Google Adwords. 

O Google é de longe o maior mecanismo de buscas do mundo e com isso se tornou uma grande fonte de tráfego para quem deseja impulsionar o seu negócio através da internet.

O Google foi lançado oficialmente em 4 de Setembro de 1998 e somente em 2000 que surgiu o Google Ads em sua primeira versão, conhecida por Google AdWords. 

A plataforma de anúncios do Google é tão grande que em 2019 teve uma receita vinda de anúncios de mais de $134 Bilhões de Dólares, quase que o dobro do Facebook que fechou aquele ano $69 Bilhões de Dólares.

Google Ads

Vale ressaltar que a receita do Google Ads é tão alta assim porque inclui os anúncios que são vinculados através do Youtube e também nos sites dos afiliados que participam do Google Adsense.

Como Funciona o Google Ads Na Prática

O Google Ads é a plataforma de anúncios do Google, que trabalha hoje com diversos formatos de anúncios, que variam desde anúncio na rede de pesquisa até anúncios em sites de parceiros.

É importante agente falar dos termos Patrocinado e Orgânico para que as coisas fiquem mais claras. Patrocinado é quando a pessoa paga para aparecer ali e Orgânico é quando a pessoa faz um bom trabalho de SEO para aparecer nos resultados de pesquisas sem pagar por isso.

Através do Google Ads você pode divulgar seu negócio na Rede de Pesquisa do Google, no Youtube, em Aplicativos e na Rede de Display através dos sites de parceiros.

  • Rede de Pesquisa – Toda vez que você faz uma busca no Google por um determinado termo, logo no topo vai aparecer entre 2 a 4 anúncios onde tem escrito Patrocinado.
    anuncios do google na rede de pesquisa
    Isso significa que essas pessoas ou empresas estão aparecendo ai no topo porque estão pagando pra isso. Ou seja, esse anúncio ai foi criado através do Google Ads e como a empresa está pagando por isso, logo ele aparece na frente dos resultados orgânicos.

  • Youtube – Quando você está assistindo um vídeo no Youtube é normal que de vez enquanto apareça um vídeo promovendo alguma coisa. Pode ser um vídeo bem rápido ou aqueles vídeos que tem a opção de pular depois de 5 segundos.
    anúncios no youtube
    Esses anúncios estão aparecendo ai porque alguém está pagando para que o Google exiba seus anúncios através de conteúdo de terceiros.

  • Aplicativos – Se você baixa um aplicativo para seu celular que seja gratuito, a grande maioria deles vai exibir anúncios a qualquer momento. Esses aplicativos usam esses anúncios como uma forma de monetizar, uma vez que em sua maioria estão oferecendo o acesso grátis.
    anuncios do google em aplicativos
    Esses anúncios estão aparecendo ai porque alguém foi no Google Ads e criou uma campanha para que seus anúncios aparecessem em aplicativos.

  • Rede de Display – Se você entrar em qualquer site que trabalhe com a produção de conteúdo, logo vai se deparar com algum banner como esses mostrados na imagem logo mais abaixo. Esse é o famoso anúncio na rede de display do Google.
    anuncios do google em sites
    Esses anúncios aparecem ai nesses sites que são parceiros do Google, porque alguém foi no Google Ads e criou uma campanha para a rede de display e está pagando para que seu anúncio seja exibido ai.

Ainda Vale a Pena Divulgar no Google Ads?

Não podemos negar que nos últimos anos a concorrência aumentou demais no Google Ads e com isso muitas pessoas tem se questionado se ainda vale a pena divulgar seu negócio através desta plataforma de anúncios.

Apesar de toda a concorrência que existe, uma coisa que não podemos negar é que o Google Ads nos oferece a oportunidade de impactar pessoas que realmente tem interesse em nosso produto ou serviço.

Eu particularmente gosto muito de anunciar na rede de pesquisa, pois assim podemos entregar exatamente a resposta que o usuário precisa. Quem vai até o Google e pesquisa por Hotel em Poços de Caldas, tem uma grande probabilidade de viajar e precisar de um hotel naquela cidade.

Assim como quem pesquisa sobre como emagrecer, como investir, receitas de bolos e assim sucessivamente, com certeza tem interesse naquilo que está pesquisando.

Espero que tenha gostado e que este conteúdo tenha esclarecido algumas dúvidas que você porventura tinha relacionada ao Google Ads.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo